Em 1946 o tesouro americano perguntou para a embaixada americana o porquê dos soviéticos não estarem apoiando os organismos financeiros internacionais recém criados, World Bank e IMF, a resposta foi um telegrama do diplomata George Kennan que foi publicado pela Foreign Affairs em julho de 1947.
Nesse documento Kennan demonstra que a percepção dos soviéticos era a de uma eterna beligerância com o mundo capitalista e que a URSS usaria dos marxistas do ocidente para expandir o seu império. Kennan cita uma frase profética de Stalin de antes da segunda guerra e que explica bem a guerra fria:
"In course of further development of international revolution there will emerge two centers of world significance: a socialist center, drawing to itself the countries which tend toward socialism, and a capitalist center, drawing to itself the countries that incline toward capitalism. Battle between these two centers for command of world economy will decide fate of capitalism and of communism in entire world."
A íntegra do documento pode ser lida em:
http://en.wikisource.org/wiki/The_Long_Telegram
Nenhum comentário:
Postar um comentário